sábado, 15 de outubro de 2011

TUDO SOBRE FUNÇÕES JAVA PART - 3 ( Final )

Funções que Retornam Valores
Aqui veremos a grande vantagem de se criar uma função. Funções podem retornar valores de um processo executado dentro delas e esse valor pode ser guardado dentro de uma variável no programa. Isso com certeza deixa nosso código mais simples, pois podemos destacar processos repetitivos e guardar em uma variável apenas o resultado daquele processo.
Para criar uma função que retorna valores temos que nos ater ao fato retorno. Como todas as outras funções não retornavam valores, então, seu retorno era vazio - void. Agora, temos que declarar que tipo de retorno virá da função.
O retorno é dado pelo comando return, que finaliza a função e mostra o retorno. A variável ou valor que utilizarmos para return será o tipo de retorno da função.
Vamos imaginar que três funções, sendo que a primeira irá retornar um inteiro, a segunda um double e a terceira uma string. Então, as criaríamos da seguinte maneira:
public static int funcaoDeInteiro (){}
public static double funcaoDeDouble (){}
public static String funcaoDeString (){}
No exemplo abaixo, nós criaremos uma função que irá retornar um valor booleano (verdadeiro ou falso). Usando este retorno, determinaremos o que fazer dentro de uma estrutura seletiva (if).
  1. public class Primo {
  2. public static boolean ehPrimo(long nr) {
  3. for (long i = 2; i <= (nr / 2); i++) {
  4. if (nr % i == 0)
  5. return false;
  6. }
  7. return true;
  8. }

  9. public static void main(String[] args) {
  10. long x = 4;
  11. if (ehPrimo(x)) // se for primo
  12. System.out.println(x + " é primo");
  13. else // se não for primo
  14. System.out.println(x + " não é primo");
  15. }
  16. }




O algoritmo utilizado acima é muito solicitado em cursos de programação e faculdades. O que a função faz é verificar se um número é primo ou não.